Como usar o Link2SD | Galaxy 5

quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Lukas Lima



Como o Link2SD funciona:

O nome diz tudo, o aplicativo gera um link na memória do seu celular que direciona para o SD, onde, obviamente, estarão os dados do programa que você jogou para lá. Esse arquivo com link é minúsculo, praticamente desprezível para sua memória.

O Link2SD não direciona softwares nativos (que de certo modo é bom, evita erros), mas te mostra TODOS eles, caso queira remover algum, tem muitos tutoriais explicando.

Tudo parece lindo e maravilhoso, mas tem um erro, idiota a meu ver, mas te trará um pouco de trabalho. Quando você move o aplicativo para o SD ele apaga o atalho em sua home, "GRANDE" só ir lá e adicionar novamente (detalhe isso só ocorre na versão 2.1).

O que você precisa:

- Android 2.1 ou superior.

- Acesso Root, para isso instale o Universal Root, execute-o e clique para ativar o root (lembrando que esse procedimento invalida sua garantia, mas ele pode ser revertido).

- Um cartão micro SD particionado em dois, onde uma será sua partição normal (onde você coloca seus mp3, arquivos, etc.) e outra onde ficarão seus aplicativos. Para isso eu utilizo o MiniTool Partition Wizard Home Edition, programa freeware para Windows.

Você não precisa formatar o seu cartão SD, instalando o software, conecte seu celular ao PC e escolha a opção Acesso ao Cartão de memória no celular. Pronto abra o software, você verá o HD do seu PC, entre outras unidades ligadas nele, dentre elas você vai estar seu lindo cartão SD, clique com direito em cima dele e selecione a opção MOVE/RESIZE, abrirá uma janela onde pode se definir o tamanho da unidade para onde irão seus aplicativos. Na segunda opção PARTITION SIZE vá apertando para baixo na setinha até quanto você queira tirar da partição principal para a partição que será criada (dica: usa poucos apps, 250MB da e sobra, usa muito 1GB da de boa, eu uso 2GB porque sou ignorante e também tenho um microSD de 16GB). Feito isso, ficará uma nova unidade, UNALLOCATED, com a quantidade de espaço definida anteriormente, clique nela com direito e selecione a opção CREATE, em FILE SYSTEM selecione a opção FAT32 e emCREATE AS a opção PRIMARY clique em OK. É hora de esperar um pouquinho, clique em APPLY no canto superior esquerdo da janela e aguarde o processo.

Terminando esse processo retire seu aparelho de maneira segura do PC, desconecte o cabo dele e reinicie seu CELULAR.

- Instale o Link2SD

Isso feito, basta rodar seu LINK2SD e verificar as mensagens:

A primeira dirá que você deve escolher sua formatação, coloque FAT32.

Selecione o aplicativo que irá para o SD, clique em Create Link, no canto inferior à direita, depois só de OK nas janelas seguintes. Caso você não consiga e apareça a mensagem de RESTART, reinicie seu aparelho novamente (esse passo eu repeti duas vezes, na terceira não apareceu mensagem alguma).

Pronto! Você tem como deixar sua memória interna livre de maneira simples e reversível.

1 comentários:

Anônimo disse...

Podes deixar o link do Universal Root aqui?? Não achei no market

Postar um comentário